Planejamento urbano voltado para minimização dos efeitos das intempéries.

Nesse período do ano em que ocorrem as mais fortes chuvas sazonais, torna-se grande a preocupação com enchentes e incidentes do gênero, tais como vendavais e tempestades. Na maioria dos casos, o planejamento urbano ineficiente ou até mesmo a sua ausência são fatores decisivos para a ocorrência desses acontecimentos, o que gera anualmente prejuízo material e por vezes a perda de vidas. Vimos esse artigo e achamos de suma importância divulgar o assunto.

enchente

 A OMNIA preocupa-se com essa condição e visa manter a integridade das pessoas e prevenir desfalques em seu patrimônio. Dessa forma, ratificamos a importância de planejar o seu empreendimento em todos os aspectos, especialmente o ambiental. Fazemos estudos de viabilidade, nos quais analisamos as condições geográficas e ambientais da área e assim podemos apontar os pontos de atenção, se os houver e também sugerir medidas de prevenção e/ou correção de fatores de risco.

Sabemos que o planejamento urbano das cidades é previsto e gerido pelo poder público e que muitos problemas decorrem das áreas sob sua coordenação, tais como vias urbanas, rios etc. Entretanto, a cidade é formada por terrenos particulares, o que significa que você, proprietário de um condomínio, comércio, edifício ou mesmo de uma casa, pode contribuir para a minimização dos efeitos das fortes chuvas. Essas medidas podem ser tomadas em dois momentos: Primeiro, antes de adquirir o seu terreno, período ideal para a contratação de um estudo de viabilidade e até de projetos de infraestrutura, conforme o tamanho do seu empreendimento. Você também pode também solicitar um estudo antes de comprar um imóvel já construído e conforme o laudo saberá se fará ou não um bom negócio. Temos especialistas para atendê-lo conforme a sua necessidade.

Uma outra situação, que é a mais corriqueira é a tomada de medidas relativamente simples, que se a sociedade realizar massivamente, será de grande valia em situações de emergência. Dentre elas, podemos sugerir o armazenamento correto do lixo diário e o despacho correto de entulhos e restos de construção. Também é importante que, sempre que possível todo imóvel tenha área permeável, ou seja, com grama ou vegetação, de modo a ajudar a água das chuvas escoar. Um sistema de calhas que pode reaproveitar a água da chuva ou despejá-la na rede pluvial da rua também auxilia no direcionamento correto do excesso de água. E por último, evitar em construir em áreas de risco: próximo a cursos d’água ou em terrenos muito inclinados.

Em suma, você como cidadão sempre pode e deve contribuir para a minoração dos efeitos dessas situações calamitárias, seja através das medidas acima ou cobrando o poder público. Contudo, para efetivamente assegurar a integridade do seu patrimônio futuro ou existente, recomendamos que procure orientação de profissionais capacitados.

2

A OMNIA conta com um leque de especialistas multidisciplinares prontos para orientação prestar-lhes esse serviço. Podemos oferecer desde consultoria a complexos estudos de viabilidade.

Procuramos soluções acessíveis, mas que garantem a análise incisiva das possíveis situações de emergência, evitando o desperdício de recursos e a exposição de vidas ao perigo. Recomendamos esse estudo mais detalhado principalmente para locais como Hospitais, escolas, condomínios e outros grandes empreendimentos.